Buscar
  • Maitê Loçardo

Mesa posta e a Arte de receber bem

Olá bom dia!


Hoje vamos compartilhar um conteúdo descontraído com muito carinho para que vocês possam colocar em prática em casa! A arte de vestir a mesa.


A Mesa posta enriquece momentos especiais e tende a deixar qualquer refeição mais saborosa, e nada mais é do que a organização correta para uma determinada refeição, podendo ser colocada de maneira mais formal ou informal. Lembrando que para cada tipo de refeição existem talheres, pratos e copos adequados!


1. Toalha de mesa, jogo americo ou sousplat

A toalha cobre a mesa toda e deve ser utilizada em um tecido bacana! O jogo americano serve de apoio para talheres, pratos e copos, enquanto o sousplat (leia suplá) sustenta apenas o prato. Hoje em dia temos uma gama de materiais para cada categoria, portanto deixe a imaginação fluir!


2. Pratos

Podem ser fundos, rasos, de sopa ou de sobremesa! Os menores devem ficar sobre os maiores, por exemplo, primeiro o prato da salada, depois o prato principal. O prato de sobremesa é colocado após a refeição principal. Caso a refeição conte com petisco de entrada, adicione um prato menor no canto superior esquerdo com uma faca de pão.


3. Talheres

A regra é dispor na mesa de acordo com o que será servido primeiro! Os garfos devem ficar ao lado esquerdo e seguir a ordem do menor para o maior, e de fora para dentro. Do lado direto, temos as facas e a colher de sopa. Organizamos de fora para dentro: a colher de sopa, em seguida a faca de entrada e por último a faca principal, sendo que a colher de sobremesa fica posicionada acima do prato.


4. Taças, copos, xícaras e pires

As taças ficam no canto superior direto, sendo que a primeira é a de vinho tinto, depois a de vinho branco e por último a taça de água (começando da ponta da última faca ou colher).


5. Guardanapos

Invista nos tecidos como algodão e linho! Para arrematar, use um belo porta-guardanapo. Estes ficam posicionados no canto esquerdo, ao lado dos garfos.


Esse é o passo a passo para montar uma mesa posta formal para um jantar ou almoço especial. Para o dia a dia, você pode optar por uma mesa posta mais simples com apenas os talheres principais e de sobremesa, uma taça e o prato de entrada e principal! Não se esqueça que as flores arrematam a produção!


Um abraço!

Maitê



13 visualizações